Lesões na parte inferior do corpo COMUNS no tênis
Jogadores de tênis frequentemente têm um problema que eu gostaria de trazer à tona. Essa conscientização e a ação correspondente podem ajudar a prevenir muitas lesões em jogadores de tênis., começamos de baixo (flexibilidade do dedão do pé, alinhamento do pé, amplitude das articulações do tornozelo, flexibilidade da panturrilha, etc.) .
Jogadores de tênis tendem a travar os tornozelos e as panturrilhas (músculo plantar, gastrocnêmio e sóleo), bem como a tíbia anterior (que corre ao longo da tíbia). Os músculos encurtam, e o movimento da articulação fica limitado.
Não é incomum encontrar jogadores com pouca mobilidade no tornozelo da perna em que pousam durante o movimento de saque.
Vamos dar uma olhada em cada articulação do corpo para entender o quão importante é a mobilidade do tornozelo. Você pode pensar no corpo como uma pilha de articulações móveis e estáveis.
É no tornozelo que a articulação é mais baixa, é também a mais móvel. Depois vem o joelho estável, os quadris, a lombar estável e, finalmente, o tornozelo estável.
Uma amplitude de movimento restrita do tornozelo afetará a maneira como outras articulações funcionam. Exercícios de tênis, como correr, parar e mudar de direção, podem causar uma série de eventos.
Muitas articulações móveis e partes do corpo são usadas para ajudar a suportar e manipular a demanda colocada no corpo humano. Se as articulações do tornozelo não forem capazes de se mover dentro de uma amplitude de movimento que seja funcional, então as cargas e os movimentos devem vir de outro lugar. Nossos corpos sempre “fazem as coisas”. Às vezes, isso leva a lesões.
É comum para a maioria dos jogadores. Pode ser piorado pela natureza assimétrica do problema de alcance. Isso significa que um lado geralmente será mais tenso e mais fraco do que o outro. Pode levar a desequilíbrios musculares e desigualdades de movimento.
Não é um bom cenário ficar correndo pela quadra o dia todo. …não se preocupe, ainda há esperança!
O que eu gostaria de compartilhar são algumas maneiras fáceis de avaliar a mobilidade do tornozelo de um jogador de tênis e alguns exercícios que você pode fazer para melhorar isso (se necessário).
Lesões na parte inferior do corpo – Tratamento e prevenção
A Avaliação
Joelho contra a parede
Avaliação da amplitude do tornozelo. Calcule o quão longe seu tornozelo pode ser empurrado para longe da parede enquanto seu joelho permanece em contato com a parede (calcanhar no chão).
Meça a distância entre a parede e o dedão do pé (uma vez estabelecida). Faça isso em cada lado e compare as diferenças. Enquanto você faz sua avaliação, sinta as restrições no movimento.
Você também pode assistir ao vídeo acima para obter mais instruções visuais.
Resultados:
A mobilidade é ruim se você tiver menos de 7 cm de altura.
Mobilidade máxima: 12 cm.
Uma boa mobilidade do tornozelo é maior que 12 cm.
A solução
A – Roll Calf Complex
Libere a tensão para aumentar a amplitude de movimento
B (perna esticada) e (perna dobrada) – complexo de alongamento de panturrilha.
Assista ao vídeo para aprender como você pode alongar seus músculos usando ângulos.
C.1: Mobilize a articulação do tornozelo .
Aumente a mobilidade ajoelhando-se contra a parede e enrolando uma faixa de resistência ao redor do tornozelo.
C.2: Fortalecimento dos músculos (Calf Complex) – Um levantamento de panturrilha.
É importante que a panturrilha seja fortalecida unilateralmente para evitar quaisquer desequilíbrios.
Você tem uma diferença de mobilidade na articulação do tornozelo de mais de 2 centímetros. Execute uma série adicional no lado que é menos móvel.
Execute esses exercícios pelo menos 2-3 vezes por semana
Outra dica é fazer o rolo de espuma e exercícios de mobilidade antes de praticar ou bater. Você sentirá uma grande diferença em seus movimentos, especialmente ao executar exercícios específicos de tênis .
A maioria dos jogadores passa por toda a carreira com esses problemas e limita seu potencial físico, não queremos que isso aconteça com você ou com qualquer pessoa com quem você trabalhe.
Programas de flexibilidade e prevenção de lesões no tênis estão disponíveis aqui.