Você já jogou contra alguém que é um rebatedor pesado e sentiu a raquete se mover em suas mãos? Vamos dar uma olhada mais de perto no aumento do twistweight para aumentar a estabilidade da raquete quando o contato ocorre fora do sweetspot.
Autor: Wallison
Nosso blog anterior “Racquet Lingo” abordou o “swingweight”, um aspecto de uma raquete de tênis que é importante e contribui para suas características de jogo. O twist weight, embora não seja tão frequentemente discutido quanto o swingweight, é importante para o desempenho de uma raquete de tênis. Discutiremos o twistweight e seus benefícios e desvantagens. Quem pode se beneficiar com um peso maior ou menor? Como você pode aumentar ou diminuir o twistweight?
O que é twistweight?
O twistweight, também conhecido como roll ou momento polar de inércia (ou momento polar), é uma medida de quão estável a raquete é para evitar que ela dobre em torno de seu eixo longo. A raquete não torcerá se você bater em uma ou no meio de sua cabeça. Ela apenas recuará. A raquete torce em torno de seu eixo longo se você bater em uma bola a uma polegada de distância dela, em direção à posição de 9 ou 3 horas. Quanto maior o twistweight da raquete, mais estável ela será quando a bola bater fora do centro.
É útil para empurrar e bloquear a bola. Esta raquete requer um swing mais linear (plano) e é menos manobrável. Se você tem um swing ruim, timing ruim ou nem sempre acerta bem a bola, então essas raquetes podem ser para você. Se você é um jogador com um swing plano, como Djokovic, um peso de torção alto é o ajuste perfeito para seu estilo.
Você pode fazer microajustes na face da raquete no último momento, permitindo que você dê golpes mais poderosos. Ele recompensa a técnica limpa e boa. Você pode ter uma raquete facilmente manobrável enquanto aumenta o twistweight.
Aumentar/diminuir o peso de torção?
Não há como reduzir o twistweight. No entanto, é possível adicionar fita de chumbo às posições 3 e 9 da sua raquete. Isso aumentará o swingweight também e pode afetar o equilíbrio. É melhor começar com pequenas quantidades e, em seguida, contrabalançar o peso do cabo.