O que é necessário para fazer uma bola de tênis?
Bolas de tênis podem parecer fáceis de fabricar, mas na verdade são as bolas mais complicadas do esporte. A Federação Internacional de Tênis fornece especificações para o design e a fabricação das bolas. A complexidade está na especificação, como peso, tamanho e rebote.
Borracha e feltro são usados para fazer bolas de tênis. A borracha é transformada em uma bola através da junção de duas peças. A bola de borracha foi coberta com feltro. Para atingir o quique desejado, a bola é preenchida com gases pressurizados.
Produção:
A borracha é usada para fazer o núcleo da bola. A borracha é suavemente amassada na fábrica. Ela se torna macia e mais fácil de manusear. A borracha é frequentemente misturada com pós de diferentes tipos para adicionar resistência, cor e espessura.
A borracha é então extrudada e cortada em pequenos pallets. Os pallets são então formados em semi-conchas.
As conchas serão então combinadas para formar uma bola. Gás é bombeado para dentro dessas bolas. As bolas são então infladas com gás pressurizado para dar a elas o salto desejado.
A bola de borracha foi coberta com feltro. O feltro pode ser feito de lã, sintético ou outros materiais, dependendo da durabilidade e rotação desejadas.
Ele é aquecido e moldado para melhorar a adesão entre a borracha e o feltro.
Em seguida, ele é vaporizado para dar ao feltro uma maciez extra, tornando-o mais macio.
Feltro:
As bolas de tênis são feitas de dois tipos diferentes de feltro.
- Melton Cloth é um material com alto teor de lã e usado para fazer bolas premium. Este design trançado dá à bola maciez extra e oferece salto e voo consistentes.
Ex: Dunlop Australian Open (Dunlop), Tecnifibre X One, Wilson US Open (Wilson US Open), Head Tour
- Needle Cloth é um material barato que contém muitas fibras sintéticas. Eles são usados para treinamento e geralmente são baratos. Essas bolas são fabricadas usando construção needle-punção.
Campeonato Wilson e Campeonato Babolat
Borracha:
Borracha natural é a base de toda borracha usada em bolas de tênis. Desempenho ou qualidade depende de quanta borracha natural há na bola. Quanto maior a porcentagem, melhor.
O processo agora está completo, e o logotipo da empresa está impresso na bola. Bolas pressurizadas vêm em latas pressurizadas que mantêm a pressão interna. Bolas não pressurizadas são embaladas em recipientes padrão.
A produção de uma bola de tênis pode parecer simples, mas envolve um processo de design complexo. As especificações e os materiais usados diferem um pouco dependendo do seu nível de jogo. Isso faz com que a bola de tênis pareça mais complicada do que é.

Wallison Felipe Soares
Renato Fernandes, CRN9/ 22289, é um nutricionista apaixonado por transmitir conteúdo sobre saúde e nutrição para as pessoas.
Formado pelo grupo UNIEDUK, iniciou sua jornada como professor de tenis há mais de 20 anos.
ExperiênciaExperiência
Professor tênis – Professor tênis Professor tênis Instituto Próxima Geração. IPG · Tempo integral – Instituto Próxima Geração. IPG · Tempo integralmar de 2024 – o momento · 1 ano 2 meses De mar de 2024 até o momento · 1 ano 2 meses Monte Mor, São Paulo, Brasil · Presencial Monte Mor, São Paulo, Brasil · Presencial
Desenvolvimento de liderança e Tecnologias educacionais
Instrutor de tênis Instrutor de tênis Instrutor de tênis Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude Louveira · Meio período Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude Louveira · Meio período fev de 2017 – o momento · 8 anos 3 meses De fev de 2017 até o momento · 8 anos 3 meses Louveira, São Paulo, Brazil